7 Dicas de Autoajuda para se Conhecer Melhor e Viver Bem

COMPARTILHE COM ALGUÉM:
mulher lendo autoajuda feliz


Veja neste artigo 7 dicas para você se conhecer melhor e descubra também uma lista de blogs de autoajuda para você acompanhar e se motivar ainda mais todos os dias.

Defina um objetivo de vida

Quando você tem uma meta de vida que leva a sério, sempre tende a tomar suas decisões de acordo com essas metas. E também atua como um canal de fuga para pequenos problemas do dia a dia que arruínam o clima.

Você começa a perceber que pensar sobre os problemas que você não pode controlar ou que não o afetam diretamente só pode afastá-lo de seu objetivo. Dessa forma, você automaticamente começa a negligenciá-los.

E não só isso, quando você atinge um objetivo e se sente realizado, uma substância química chamada dopamina é liberada. E quando ele é liberado no cérebro (para a parte responsável pelas recompensas positivas), você fica motivado a repetir o processo, levando a mais realizações.

Medite e considere o seguinte:

  • Você vive de forma autêntica, sendo grato pelo que já possui?
  • Você se responsabiliza por si mesmo ou prefere que outra pessoa resolva os desafios da vida para você?
  • Você compreende e aceita totalmente sua verdade pessoal / espiritual, propósito e o que realmente deseja?
  • Seus pensamentos, palavras e ações estão em alinhamento com a sua verdade autêntica?

Faça algumas mudanças em seu trabalho ou negócio

Digamos que você atualmente tenha um emprego de que não goste. A maneira mais simples de avaliar você mesmo é fazer a si mesmo esta pergunta; “Você está feliz na segunda-feira de manhã tanto quanto está feliz na sexta-feira?”,

E se a resposta for não, então você tem problemas com seu trabalho. O importante é que você não gosta do que está fazendo ou com quem está trabalhando.

Temos apenas um tempo limitado em nossa vida. Portanto, se você gasta metade do tempo fazendo um trabalho que odeia, não está aproveitando a vida.

Existem truques muito práticos que você pode mudar o ambiente de trabalho para melhor. A maioria deles é sobre sua mentalidade. E se ainda achar o emprego infeliz, como última opção, pedir demissão ajudará.

Isso também se aplica a uma empresa que você está fazendo. Se você faz negócios dos quais não se orgulha, e se o faz para economizar dinheiro e aproveitar a vida, provavelmente está no caminho errado.

E se for esse o caso, tenho dúvidas sobre a sustentabilidade desse negócio porque você não pode colocar seu coração e alma em algo que você não acredita.

Pratique estilo de vida simples

Bill Gates, o fundador da Microsoft é o segundo homem mais rico do mundo usa um relógio de $10. Já se perguntou por quê?

Quando você consegue algum dinheiro, é da natureza humana comprar coisas caras para si. E tudo bem. Não estamos julgando.

Mas, com essa mentalidade, você automaticamente se depara com a infelicidade direta ou indiretamente. E todos nós sabemos que o objetivo de conseguir essas coisas caras era ser feliz em primeiro lugar.

Se falarmos sobre algumas razões básicas pelas quais gastar em itens de luxo pode torná-lo infeliz, a primeira delas é o dinheiro que você gasta. Quando você gasta dinheiro com coisas assim, suas finanças não vão bem.

Por outro lado, se você pudesse praticar um estilo de vida simples, suas finanças melhorariam, dando-lhe a chance de gastar em coisas mais importantes, como investimentos e liberdade.

E quando você tem coisas caras, está constantemente preocupado com sua segurança contra roubo e danos. Como você pode ficar feliz ao bater em seu novo BMW preto em um poste de luz ao dar ré?

Simplicidade é concentrar no que é mais importante para você e deixando de lado o resto

Da próxima vez que você ir em uma viagem, tente carregar menos coisas e na próxima vez que você sair de compras, compre apenas o necessário . Você vai entender como é incrivelmente libertador.

Seja grato todos os dias

Aproximadamente, 150.000 pessoas morrem a cada dia. Se você está lendo isso, você tem um motivo bom o suficiente para começar 'ser grato'.

Como me interesso por Negócios e histórias de sucesso, estudo muitas pessoas de sucesso. E eles tinham alguns hábitos comuns praticados todos os dias.

O mais comum deles era ler e o outro agradecer. Eles estão dizendo a si mesmos que são gratos por estarem vivos para acordar para ver o nascer do sol, eles são gratos por terem suas mãos e pernas funcionando, olhos para ver e ouvidos para ouvir.

Coisas muito simples para ficar feliz.

Eles dizem que isso melhora o seu humor para o dia e estão prontos para enfrentar o dia. Essa prática sinaliza ao cérebro para procurar coisas positivas na vida em vez de coisas negativas. É um resultado recorrente.

Pense sobre dinheiro de forma diferente

As pessoas dizem “O dinheiro não compra felicidade”. Mas o dinheiro pode comprar uma Ferrari, certo?

A felicidade é um assunto complicado e amplo. E a felicidade pode ser obtida por alguém por meio de pertences físicos.

Portanto, uma Ferrari pode fazer alguém feliz. Mas todo mundo com Ferrari está feliz? A resposta vai te surpreender; 'Não'.

Por outro lado, é infeliz quem não tem Ferrari? Isso também é um não. Então, é tudo sobre como você encara o dinheiro.

De acordo com a pirâmide de necessidades de Maslow, o dinheiro é uma forma básica de necessidades que pode atender apenas um ou dois níveis inferiores da hierarquia.

Então, se você luta para conseguir classificar os níveis mais baixos, sim, o dinheiro pode lhe trazer felicidade. Mas se você estiver nos níveis mais altos, o dinheiro não fará muita diferença.

Seja gentil com todos

Seja a mudança que você quer ver no mundo

Ser gentil é uma forma vital de dar sentido às nossas próprias vidas e também às vidas dos outros. Ser gentil nos permite comunicar melhor, ser mais compassivos e também ser uma força positiva na vida das pessoas.

A bondade tem sua verdadeira fonte bem no fundo e, embora algumas pessoas sejam inatamente bondosas, é algo que todos podem cultivar por escolha.

Basicamente, a bondade significa cuidar genuinamente dos outros ao seu redor, desejar o melhor para eles e reconhecer neles os mesmos desejos, necessidades, aspirações e até medos que você também tem. A bondade é calorosa, resiliente, paciente, confiante, leal e grata.

Piero Ferrucci vê a gentileza como sendo “fazer menos esforço” porque nos livra de ficarmos presos em atitudes e sentimentos negativos, como ressentimento, ciúme, suspeita e manipulação.

Em última análise, a bondade é um cuidado profundo com todos os seres.

Tente sair da zona de conforto

O medo é uma parte natural e essencial do crescimento. Cada vez que escolhemos conscientemente sair de nossa zona de conforto, a próxima coisa desconfortável se torna um pouco mais fácil.

Todo mundo tem medo de sair da zona de conforto porque a sua zona de conforto é mais confortável, certo? O que não percebemos é que aprendemos coisas quando encontramos coragem suficiente para sair de nossa zona de conforto.

Você não pode continuar fazendo as mesmas coisas que faz agora e esperar realizar sonhos maiores. Se você tem uma visão ampla, terá que sair constantemente de sua zona de conforto.

Ficar um pouco desconfortável significa que você aprenderá algumas coisas novas. Por exemplo, se você sempre teve medo de falar em público, será difícil expor suas idéias em reuniões e apresentações.

Você terá que sair da sua zona de conforto, sentir-se um pouco desconfortável, lidar com um pouco de ansiedade, mas, eventualmente, você se sentirá confortável o suficiente para falar entre as pessoas que detêm o poder.

Quando você sair da sua zona de conforto, aprenderá coisas novas, terá novas experiências e, eventualmente, uma nova habilidade. Ter uma nova habilidade aumentará sua confiança, porque agora você não tem mais medo de fazer algo como antes.

Blogs de autoajuda que você deve conhecer

Existem diversos blogs e sites sobre autoajuda na internet. Se você gosta de textos de autoajuda pode acompanhar nossos artigos clicando no link abaixo, ou pode visitar outros sites que também falam sobre esse tema.

Clique aqui para ler textos de autoajuda

Outros blogs

  1. www.ibccoaching.com.br
  2. www.familia.com.br
  3. www.felizcomavida.com
  4. osegredo.com.br
  5. www.somostodosum.com.br/autoajuda/