Como a psicologia positiva pode tornar você mais feliz?

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Infelizmente, nossas mentes nem sempre se concentram em coisas agradáveis. Você já lutou com pensamentos intrusivos quando está tentando relaxar ou se concentrar?

Talvez seu cérebro emita imagens desagradáveis ​​e estranhas, por exemplo, ou talvez o faça lembrar de algumas das histórias mais perturbadoras que você já ouviu.

Em alguns casos, pensamentos negativos e indesejados podem causar angústia emocional significativa e interferir em sua capacidade de se envolver totalmente com a vida. Mas o que você pode fazer a respeito deles?

 Isso pode ajudá-lo a ver a felicidade sob uma luz totalmente nova:

  • Você pode aprender maneiras diferentes de se tornar uma pessoa mais feliz.
  • Você pode fazer da felicidade um hábito, algo em que você pode trabalhar todos os dias.
  • Você pode tratar a felicidade como uma habilidade, algo que pode dominar com o tempo.
  • Você pode vê-lo como uma ferramenta que pode ajudá-lo a levar uma vida com mais resiliência.
  • Você pode ver a felicidade como algo que pode ser obtido e é real.

Deixe a psicologia positiva mostrar como você pode se tornar mais feliz implementando estas pequenas mudanças em sua vida:

Diga obrigado

Praticar a gratidão reconfigura nosso cérebro para pensar no lado positivo, naquilo que temos a nosso favor, em vez das coisas que não temos e que podem nos deixar frustrados e infelizes. 

Todo mundo tem pelo menos alguma coisa a seu favor, só que essas coisas são frequentemente negligenciadas ou tidas como certas. Crie um diário de gratidão e escreva nele por 5 minutos todas as manhãs; liste 3 coisas pelas quais você é grato. 

Pode ser a coisa mais simples, como ter uma cama quentinha para dormir, um teto sobre sua cabeça, uma família que te ama, uma carreira ou um trabalho que melhora a qualidade de vida das pessoas ao seu redor, etc.

Se você quiser saber mais sobre como a psicologia positiva pode ter um grande impacto em sua vida, você pode gostar de alguns destes livros, podcasts ou vídeos.

Elimine o estresse

A causa isolada mais comum de qualquer doença física ou emocional é sempre o resultado de alguma forma de estresse que nossa mente experimentou. Os acúmulos de negatividade que foram deixados sem controle continuarão a crescer até que eventualmente se transformem em algum sinal físico de doença. Como resultado, eliminar todas as formas de estresse fisiológico e recusar-se a deixar espaço em sua mente para ficar pensando no desconforto ou preocupação com a saúde precária pode permitir que seu corpo tenha possibilidade e tempo para se eliminar de todas as doenças.

Não deve haver espaço para doenças ou envelhecimento em um corpo onde a mente se vê como absolutamente perfeita.

Pratique o amor próprio

Cada parte de você merece amor e compaixão. Isso se aplica tanto à sua sombra quanto ao resto de você.

Muitos psicólogos acreditam que os pensamentos intrusivos do eu sombrio estão ligados a dificuldades reprimidas em seu passado e, curar as feridas do passado pode ajudar a acalmar o eu sombrio.

Tente pensar nessa parte de você como uma criança que está agindo de acordo com o desejo, a atenção e o amor. Você pode oferecer essa parte de sua gentileza e curiosidade e tentar entender o que isso pode estar lhe dizendo.

Uma maneira de fazer isso é manter um diário do self da sombra, onde você registra seu envolvimento com essa parte de você. Você também pode optar por se envolver com ele de uma forma muito mais criativa.

Algumas pessoas acham mais fácil expressar os pensamentos e sentimentos de seu lado sombrio na arte abstrata do que em palavras. Você também pode escrever música, esculpir argila ou fazer algum tipo de colagem.

O meio não importa tanto quanto dar voz a esse aspecto ignorado e negligenciado de você mesmo. A parte que pode estar doendo até certo ponto.

No entanto, também existem muitas outras práticas diárias que o ajudam a estender o amor e a compaixão a todos os aspectos do seu eu, incluindo a sua sombra.

Por exemplo, você pode recitar afirmações diárias, como "Eu amo, afirmo e aceito todas as partes de mim". Faça essas afirmações no espelho, olhando em seus próprios olhos.

Esse processo ajuda a reescrever uma imagem desatualizada de si mesmo que nega seu valor e duvida de seu valor. Praticar autocuidado consistente é outra maneira de oferecer compaixão a si mesmo e reafirmar seu valor.

O autocuidado parece um pouco diferente para cada pessoa, mas uma parte importante é reservar um tempo para você e para suas paixões e saber quando dizer “não” para aqueles que tentam drenar sua energia.