10 Dicas Relaxantes para ser Menos Estressada

COMPARTILHE COM ALGUÉM:

Você está procurando como ser uma pessoa menos estressada? Atualmente com os avanços da tecnologia, nossa sociedade tem se tornado cada vez mais veloz. 

Tudo está mudando constantemente e parece que nunca somos rápidos o suficiente para acompanhar.

Todos nós sabemos o que é sentir-se estressado, mas não é fácil determinar exatamente o que significa estresse. Quando dizemos coisas como "isso é estressante" ou "estou estressado", podemos estar falando sobre:

  • Situações ou eventos que colocam pressão sobre nós - por exemplo, momentos em que temos muito o que fazer e pensar, ou não temos muito controle sobre o que acontece.
  • Nossa reação ao sermos colocados sob pressão - os sentimentos que sentimos quando temos exigências que achamos difícil de lidar.

Quando estou estressada, sinto que estou à beira de um colapso.

Não existe uma definição médica de estresse, e os profissionais de saúde frequentemente discordam sobre se o estresse é a causa ou o resultado dos problemas. Isso pode tornar difícil para você descobrir o que causa seus sentimentos de estresse ou como lidar com eles.

Mas seja qual for a sua definição de estresse, é  possível aprender como ser menos estressado. Veja algumas dicas a seguir.

Identifique causadores de estresse

caderno e caneta para escrever

Esta é a etapa mais importante de todas, pois identificar as coisas que estressam você em sua vida é o primeiro passo para eliminá-las. Reserve 10 minutos para pensar sobre o que te estressa durante o dia.

Quais ocorrências semanais estressam você? Quais pessoas, atividades, coisas causam estresse em sua vida? 

Faça uma lista dos 10 principais e veja quais deles podem ser eliminados e comece a eliminá-los.

Tire uma soneca

mulher dormindo para relaxar

Eu sei que a maioria de nós sente como se não tivesse tempo em nossas agendas lotadas para tirar uma soneca, mas tente! 

Você pode até descobrir que parte do estresse que está sentindo é devido à falta de sono. Portanto, se você estiver se sentindo extremamente estressada, às vezes é melhor apenas descansar!

Evite pessoas difíceis

homem evitando o estresse

Você sabe quem elas são. Se você parar um minuto para pensar sobre isso, poderá identificar todas as pessoas em sua vida (chefes, colegas de trabalho, clientes, amigos, família, etc.) que tornam sua vida mais difícil.

Agora, você pode confrontá-los e batalhar com eles, mas isso certamente será difícil. Simplesmente afaste essas pessoas de sua vida.

Ambiente Zen

mesa de trabalho bonita

Reserve um tempo para organizar suas coisas, transformando o ambiente no qual você passa mais tempo. 

Use plantas, fontes de água e outros elementos que tragam uma sensação de tranquilidade para você. Pode ter certeza que um ambiente decorado é mais agradável e relaxante.

Simplifique sua vida

mulher sendo menos estressada

Simplifique suas rotinas, seus compromissos, sua ingestão de informações, seus quartos desordenados, a massa de coisas acontecendo em sua vida... e tenha menos estresse como resultado.

Dê um passeio

amigas relaxando no parque

O exercício é uma forma divertida e saudável de ajudar a aliviar o estresse que você pode estar sentindo! Experimente dar um passeio até um novo lugar ou descobrir as trilhas que sua comunidade tem a oferecer. 

A beleza da natureza o ajudará a se sentir menos estressada e o ar fresco ajudará a melhorar seu humor!

Desacelere

menina tentando ser menos estressada

Em vez de correr pela vida, aprenda a apreciar as coisas devagar. Desfrute da sua comida, desfrute das pessoas ao seu redor, desfrute da natureza. Essa etapa sozinha já pode transformar você numa pessoa mais positiva.

Faça uma coisa por vez

menina fazendo várias coisas

Ter várias tarefas acontecendo ao mesmo tempo pode parecer produtivo, mas na verdade isso nos retarda de realmente focar em uma tarefa e nos deixa mais estressados. Aprenda a fazer uma única tarefa.

Ouça música

mulher ouvindo música

Música é algo que a maioria de nós aprecia, mas talvez você devesse ouvi-la com mais frequência. Ouvir música não só pode ajudar a ser menos estressado, mas também pode ajudá-lo a se motivar!

Transforme esse estresse em motivação cantando e dançando suas músicas favoritas de vez em quando!

Inicie um projeto de arte

arte alivia o estresse

Uma maneira incrível de reduzir o estresse é fazer algo criativo! Tente iniciar um novo projeto de arte, mesmo que você não se considere um artista. 

Compre um livro para colorir ou inspire-se para fazer presentes para amigos e familiares! Ser criativo é uma maneira positiva de esquecer o estresse!

Gostou dessas dicas sobre como ser menos estressada? Compartilhe com alguém e torne a vida de outras pessoas melhor.